• Notícias - 2024
    • JORNADAS ETICS, DO CONCEITO Á APLICAÇÃO | Tektonica

      JORNADAS ETICS, DO CONCEITO Á APLICAÇÃO | Tektonica

      A APFAC promoverá a 03 de Maio de 2024, às 11:20, uma ação de esclarecimento dedicada à temática ETICS, inserida na feira Tektonica, no auditório TEK Talks.

      Os requisitos legais relativos à eficiência energética dos edifícios e a crescente atenção às temáticas da eficiência energética e da sustentabilidade estão a provocar grandes alterações no sector da construção. Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com eficiência energética e à proteção ambiental, é necessário isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior, com a consequente redução das necessidades de aquecimento/arrefecimento e a diminuição dos riscos de ocorrência de condensações. Neste enquadramento, o Sistema ETICS constitui uma das soluções mais eficientes para se obterem, fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados.

      As Jornadas ETICS são dirigidas à generalidade dos agentes do sector da construção: Prescritores, Projectistas, Entidades Fiscalizadoras, Agentes do Imobiliário, Gestores de Condomínios, Construtores, Arquitectos e Engenheiros, Estudantes entre outros agentes.

      » Inscreva-se aqui
    • ESTUDOS DOS ADESIVOS 2023

      ESTUDOS DOS ADESIVOS 2023

      A APFAC voltou a realizar no decorrer do ano de 2023, mais um estudo sobre os adesivos cimentícios comercializados no mercado português.

      A APFAC pretende avaliar a conformidade dos cimentos-cola comercializados em Portugal com os requisitos específicos do Regulamento UE dos Produtos de Construção, da Norma EN 12004:2007+A1:2012, bem como, com as exigências legais aplicáveis (rotulagem e peso declarado e demais registadas). A recolha das amostras e a realização dos testes de avaliação das mesmas foi realizada pelo parceiro de estudo, CERTIF, um organismo acreditado pelo IPAC. 

      O estudo foi apresentado no passado dia 16.02.2024, numa sessão aberta a associados e fabricantes de argamassas.
    • WEBINARS APFAC - SISTEMA “CERÂMICA-ADESIVO”- APLICAÇÕES EM EXTERIOR

      WEBINARS APFAC - SISTEMA “CERÂMICA-ADESIVO”- APLICAÇÕES EM EXTERIOR

      A APFAC promoverá no dia 21 de fevereiro de 2024, pelas 14:30, um webinar dedicado ao Sistema "Cerâmica-Adesivo”, dedicado às aplicações em exterior

      Neste webinar, a APFAC pretende dar um contributo para a divulgação dos conhecimentos ao nível da normalização europeia em vigor nesta matéria e, ilustrando com casos práticos, refletir sobre os critérios de seleção de produtos, bem como, sobre as boas práticas de aplicação que garantem o sucesso das aplicações de cerâmica sobre alguns dos suportes comuns na construção.

      » Clique aqui para se inscrever
    • WEBINAR ETICS, DO CONCEITO Á APLICAÇÃO

      WEBINAR ETICS, DO CONCEITO Á APLICAÇÃO

      A APFAC promoveu a 30 de Janeiro de 2024, às 14:30, um webinar, dedicado à temática ETICS.

      Os requisitos legais relativos à eficiência energética dos edifícios e a crescente atenção às temáticas da eficiência energética e da sustentabilidadeestão a provocar grandes alterações no sector da construção. Para responder às crescentes exigências de conforto higrotérmico, associadas às preocupações com eficiência energética e à proteção ambiental, é necessário isolar termicamente a envolvente dos edifícios, de modo a minimizar as trocas de calor com o exterior, com a consequente redução das necessidades de aquecimento/arrefecimento e a diminuição dos riscos de ocorrência de condensações. Neste enquadramento, o Sistema ETICS constitui uma das soluções mais eficientes para se obterem, fachadas com elevado desempenho nos requisitos mencionados.

      As Jornadas ETICS são dirigidas à generalidade dos agentes do sector da construção: Prescritores, Projectistas, Entidades Fiscalizadoras, Agentes do Imobiliário, Gestores de Condomínios, Construtores, Arquitectos e Engenheiros, Estudantes entre outros agentes.