Close

A APFAC acredita que as argamassas e o ETICS são elementos fundamentais para a construção de edifícios mais sustentáveis, eficientes e confortáveis. A associação está empenhada em promover a qualidade e segurança das argamassas e ETICS, contribuindo ativamente para o cumprimento das normas e regulamentos técnicos por todas as entidades do setor.

Contactos

Location
Morada
Edifício ITECONS - R. Pedro Hispano, s/n | 3030-289 Coimbra
Phone
Telefone
(+351) 935 718 371
Email
E-mail
apfac@apfac.pt

Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas e ETICS
Hamburger
  • Notícias
  • /
  • 10 Dez 2025

Há vários anos que a Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção e ETICS (APFAC) – se empenha em garantir a qualidade e a segurança dos materiais de construção em Portugal.  Entre as várias iniciativas que desenvolve, destaca-se o Estudo de Adesivos Cimentícios, um trabalho técnico rigoroso – coordenado e desenvolvido pela CERTIF e CTCV, entidades idóneas – que avalia o cumprimento das normas e o desempenho real dos produtos disponíveis no mercado.

Este estudo tem produzido resultados positivos e concretos. O Estudo APFAC 2025 mostra uma melhoria muito significativa no desempenho técnico de muitos produtos, em especial na característica “deformação transversal – S1”, essencial para a aderência, durabilidade e segurança do sistema cerâmica–adesivo. Estes são os melhores resultados de sempre, sinal de que muitos fabricantes estão a investir seriamente na qualidade e na conformidade normativa.

Mas o estudo também evidencia que persistem algumas não conformidades, que representam um risco desnecessário para toda a cadeia de valor — do fabricante ao distribuidor, e, em última instância, ao consumidor final. Em 2025, registaram-se apenas dois casos negativos.

Quando um produto falha, a segurança das pessoas e das famílias é o que está em causa, em última análise. E quando essas falhas se repetem, é legítimo questionar o compromisso efectivo de certas marcas com a qualidade e a segurança.

A missão da APFAC foi clara: avaliar com isenção, rigor e transparência — e é exatamente isso que fez. No final de cada estudo, todos os fabricantes recebem uma comunicação oficial e confidencial, com os resultados detalhados dos seus produtos testados.
Essa comunicação, a que chamamos “Carta do Estudo da APFAC”, é um relatório de conformidade (ou da falta dela). É um documento técnico e independente, que demonstra o grau de cumprimento, no estudo, quanto aos requisitos normativos e legais. Os fabricantes cujos produtos são analisados podem e devem divulgar esta carta, demonstrando transparência perante os seus clientes e parceiros.

E aqui nasce a pergunta que dá nome à nossa campanha: “Onde está a sua carta do estudo da APFAC?”

Um fabricante que aposta na qualidade não terá qualquer constrangimento em mostrá-la, esclarecendo distribuidores, projetistas, aplicadores, consumidores finais e outros agentes.

 A APFAC continuará a trabalhar pela transparência, pela concorrência leal e pela segurança, promovendo um mercado mais seguro e mais justo para todos os que constroem o futuro de Portugal.